Portugal 2011

Viagem realizada por: Juliana Rocha e Giovana Viegas
(relato produzido pelas mesmas)
Saída de Porto Alegre – 03 de outubro
Chegada em Lisboa – 04 de outubro

Primeira Fase do Projeto: Cartaxo

05 de outubro:
Encontro da ABIEM; Celebração Anual da Associação Batista de Missionários e das igrejas lideradas por eles. Nossa apresentação oficial ao grupo de Missionários do Sul de Portugal. Treinamento de Missionários e líderes para implantação de Células. Dois encontros falando sobre a filosofia e um terceiro, a célula piloto. Participação do Culto em Val da Pinta com Testemunhos. Culto em Samora Correia igreja que Miguel e Isabel auxiliam.

Noite do Hamburger: Brincadeiras, Música, História, Hamburger. Estiveram conosco 4 convidados do Eliel: Nuno, Marta, Nádia e Francisco. Todos querem voltar em novembro para a noite da Pizza (cardápio escolhido pelo grupo). Orem por isso!

Chá para Mulheres: Quatro convidadas presentes, sendo uma incrédula. Gio facilitou uma reflexão sobre NÃO ANDAR ANSIOSO. Chá em Quebradas: Participação de senhoras portuguesas e uma convidada incrédula, que ficou bastante impactada.

O que mais fizemos em Cartaxo:
Ajudamos a Isabel com a Casa; Oramos diariamente com Isabel; Cozinhamos para a família El; Tomamos uma bica com a Lina e passamos o plano de salvação – ela recebeu a Cristo.

Compartilhamos lutas e alegrias; Brincamos com o Eliel; Ajudamos a Isabel a organizar a pasta de slides do louvor; Conhecemos o PV Portugal; Passeamos com a família El; Rimos muito com as histórias do Miguel.

Segunda Fase do Projeto: Corroios
Missionária Deise Ialamov; Igreja Batista de Santa Marta

Programação do Olímpicos: Deise é responsável pelo ministério com os Olímpicos; proposta que corresponde ao CB Júnior, em parceria com PV Portugal. Ficamos responsáveis pela programação por dois sábados, tendo em vista aliviar a Deise de alguns afazeres. A equipe desse ministério, ainda é imatura e tem se articulado somente para organizar o lanche. Todas as outras atividades tem ficado a cargo da Deise. A programação acontece todo sábado e a Deise costuma ir buscar e levar algumas crianças;
Chá de mulheres na casa da Deise: Ju facilitou brincadeiras e Música especial, Deise facilitou louvor e Gio facilitou o debate. Ju e Gio prepararam lanche natural, exceto pelas Jesus Te Ama!

Participação em EBD e Cultos: Igreja Batista de Santa Marta. Participamos da Escola Bíblica Dominical – Ju facilitou o momento com os pré-adolescentes em dois domingos. A Igreja de Santa Marta se reúne domingo de manhã para EBD e Culto e a noite para culto.

Participamos do culto da Igreja Batista de Miratejo: Falamos sobre o projeto e testemunhamos. Durante a semana organizamos o armário do ministério infantil na Igreja; Iniciamos um painel para decoração da nova sala dos bebês.

Fizemos um “faxinão” na casa da Deise; Ju ajudou a Deise em alguns trabalhos da Faculdade; Gio organizou a dispensa e lavou muita louça; Visitamos uma senhora desviada; Passeamos, oramos e lemos a bíblia juntas, conversamos, trocamos experiências... Tivemos a oportunidade de conviver com as amigas da Deise.

23 de outubro pegamos o Comboio pra Braga...
Tivemos que mudar os planos e passamos apenas um dia em Braga. Deus sabe de todas as coisas, e o tempo que ficamos a mais com a Deise foi muito abençoado.

Com a família Custódio... Conversamos, oramos, ouvimos sobre as lutas da família, pegamos a Anna no colo e Brincamos com a Sarah...

Retorno dos Missionários
Miguel e Isabel
“Queremos, mais uma vez, expressar a nossa gratidão por todo o investimento que os irmãos fizeram para que se tornasse possível a vinda da Giovana e Juliana a Portugal. Fomos ministrados, junto com outros portugueses, por suas vidas e ministério entre nós. Iniciaremos o ministério de células na primeira semana de Novembro. Inicialmente, teremos duas células. Temos três casais de facilitadores (contando conosco)  que participaram no treinamento oferecido pelas meninas.  Nos sentimos desafiados e capacitados para iniciarmos e prosseguirmos com  este ministério.”

Deise
“Eu quero agradecer muito, vocês foram uns anjos que Deus enviou pra mim, bem que a Bíblia diz que muitas vezes hospedamos anjos. Obrigada pela oferta, Deus sabe das nossas necessidade e vos usou para suprir. Vai ajudar na mudança da minha casa, quando o casal sair de lá eles vão levar a geladeira que é deles, estava a pensar como ia fazer para comprar uma no próximo mês e agora já tenho uma boa ajuda.”

Família Custódio
“Nós queremos expressar nossa gratidão pelos momentos passados com Giovana e Juliana. Como família, sentimos o amor e cuidado da parte de Deus e dos irmãos através delas!”

Conclusões:
O que aprendemos: Deus é Soberano, Onisciente e Onipresente, enquanto estávamos trabalhando por aqui e colocando o nosso pé no mar, Ele já sabia antecipadamente de tudo o que os nossos missionários em campo lusitano precisavam (apoio espiritual, orações, carinho, serviço, escuta,encorajamento, amizade, ofertas) e já estava trabalhando!

Deus é o “Matemático Supremo” (mais um atributo), pois o suprimento de todas as necessidades deste projeto Missionário foram supridas de forma super abundante, amorosa, precisas e muito além das nossas expectativas humanas. Por isto Ele  nos deu Fl. 4:19.

Ele sabia que as mulheres de lá estavam ansiosas e desanimadas com as pressões do momento, então ele nos deu o estudo de MT.6:25-34. Ele sabia dos pré-adolescentes, amigos do Eliel e também dos da igreja de Santa Marta, por isto Ele nos deu Mat.7:24-27

Se apenas uma vida foi salva e passou da morte para a vida eterna, todo este projeto e esforços valeram à pena...pois a palavra  diz...que uma vida para Deus não tem preço. Deus tem propósitos para o povo Português, penso que esta grande crise é uma maneira de aproximar as pessoas DELE, pois lá em geral, as pessoas dizem que não precisam de Deus porque já tem tudo (R$. R$, R$), agora isto está sendo removido...

Queremos agradecer a todos, que envolveram-se de alguma forma com este projeto. Sem o apoio do corpo de Cristo, nós não teríamos nem atravessado a rua, muito menos o oceano. VOCÊS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DESTE PROJETO MISSIONÁRIO! DEUS É FIEL!!!