Carta Informativa Dezembro 2011

Queridos amigos,

É com lágrimas nos olhos, não de tristeza, mas de alegria, que escrevemos esta carta. Mais um ano chega ao fim, e enquanto recordávamos os momentos pelos quais passamos neste ano, era impossível de conter as lágrimas. 

O ano de 2011 foi um ano de lutas e desafios mas cheio de bênçãos e surpresas: 

No ministério demos início a uma equipa de louvor em nossa congregação, que tem de forma muito activa sido uma bênção em nossa igreja;Implantamos o “Projecto Nossa Bíblia”, onde todos os membros de nossa congregação foram desafiados a reescrever o Novo Testamento em um ano, com o objectivo de despertar o interesse pela leitura da Palavra de Deus. Podemos com muita alegria dizer que fomos surpreendidos com o resultado dessa experiência. O Projecto foi aderido por quase 100% de nossa congregação. A maioria dos participantes do Projecto reescreveu mais de um livro do N.T. Uma das irmãs de nossa congregação, que passa por muitos problemas em seu lar, e que por vários momentos fica em depressão, com pensamentos suicidas, nos disse que não conseguia parar de escrever a Bíblia, e que estava encantada com os relatos bíblicos. Essa mesma irmã e sua filha reescreveram mais de 5 livros do N.T. Estamos muito alegres por ver os resultados desse projecto. A Palavra de Deus nos diz: “… assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Is.55:11) Temos a certeza de que a semente foi plantada em cada coração. Nossa oração é que essa semente dê muitos frutos para Honra e Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Conseguimos concluir o Novo Testamento dentro do prazo pré-estabelecido e já demos início ao Velho Testamento; 


Tivemos a maravilhosa oportunidade de realizar, uma vez por mês, culto nos lares. Cinco famílias de nossa igreja abriram as portas de seus lares. Para nós, uma grande vitória, pois a cultura portuguesa não é muito receptiva quanto a visitação; 

A 2ª Maratona Desportiva, realizada no mês de Maio, foi uma bênção! A Deus seja dada toda a glória e honra! Tivemos 80 pessoas presentes, 71 atletas competindo, 8 igrejas representadas, cerca de 35% de jovens descrentes e 3 jogadores profissionais estiveram a prestigiar esse evento, onde um deles deu o seu testemunho de vida com Cristo. O Evangelho foi pregado e 4 jovens manifestaram o desejo de aceitar a Cristo como Salvador.

Desafiamos a todos a orar por essas vidas que tiveram a oportunidade de ouvir do Evangelho, que a semente que ali foi lançada possa dar frutos para honra e glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

No ano passado, quando assumimos a responsabilidade pastoral da congregação Póvoa da Varzim, um dos alvos era de termos 4 encontros de casais durante a temporada. Esses encontros tinham como objectivo principal ministrar e acompanhar mais de perto os casais/famílias da igreja. Também foi proposto realizar os encontros com a nossa congregação vizinha em Barcelos, a fim de propor uma integração entre as duas congregações. Ao fim desta temporada (2010-2011), com a graça de Deus, conseguimos alcançar este objectivo, e podemos afirmar que foram tempos preciosos de muita alegria, convívio, compartilhar e estudo da Palavra de Deus. Esperamos que esse ministério perdure para os próximos anos e que continue a abençoar a vida dos casais de nossas igrejas;

Demos início em Setembro, em nossa congregação, a Escola Bíblica Dominical para adultos. Todos os domingos, uma hora antes do culto, temos tirado um tempo para aprender mais directamente a Palavra de Deus. Pessoas que não costumam participar dos cultos de oração nas quartas-feiras, tem participado da EBD, e para nós isso é motivo de grande alegria!

Nesse verão Deus nos concedeu a bênção de levarmos 4 adolescentes de nossa congregação ao acampamento de verão. Desde o ano de 2007 estamos a trabalhar com esses adolescentes, e a motivá-los e incentivá-los a ir nos acampamentos de verão. Este ano, pela primeira vez, 3 deles foram ao acampamento. Louvamos a Deus por isso! 

Embora o número de frequência de jovens e adolescentes tenha caído consideravelmente na última temporada, este ano Deus novamente nos surpreendeu. Novos adolescentes, entre crentes e descrentes têm participado dos encontros. Uma de nossas adolescentes tem sido uma missionária em sua escola. Deus tem a usado grandemente, e suas colegas tem participado dos encontros regularmente e têm demonstrado um grande interesse pela Palavra de Deus. Estamos a gastar mais tempo com nossos meninos de uma forma mais pessoal, discipulando-os. Em tão pouco tempo já temos tido bons resultados. Pedimos a Deus que nos dê perseverança para continuar esse trabalho, sabedoria e discernimento para assim podermos ser bênção na vida de nossos jovens e adolescentes; 

No mês de Novembro estivemos a realizar o 3º Tornado Jovem, uma programação realizada com o apoio da Palavra da Vida, que tem como objectivo evangelizar nossos jovens de uma forma dinâmica e descontraída. Tivemos a bênção de termos 51 jovens e adolescentes presentes. Louvamos a Deus por mais uma vitória concedida neste ministério. 

Em nossa família tivemos a bênção de poder rever amigos e familiares queridos durante nossas férias no Brasil; Fomos presenteados por Deus com uma bebé linda: Anna. Depois de muita oração e espera no Senhor, ela chegou! A gestação um pouco conturbada por causa da bronquite nos deixou um pouco apreensivos, mas Deus esteve no controle de todas as coisas, nos mínimos detalhes, e nossa princesa Anna nasceu com saúde, trazendo muitas alegrias para toda a família! Somos gratos a Deus por todos nossos amigos, irmãos em Cristo, que estiveram a orar por nós durante este período;

Tivemos a alegria de receber a visita de duas irmãs em Cristo, do Brasil, que tiveram a oportunidade de conhecer o campo missionário em Portugal. Infelizmente não pudemos desfrutar a companhia delas por muito tempo, devidas algumas circunstâncias, mas o pouco tempo que passamos juntos foi precioso. Foi um tempo de compartilhar, de se alegrar, e orar juntos não só por nossas vidas, bem como pela igreja portuguesa e pelo povo que carece de Cristo;

Financeiramente falando, este ano também foi um ano desafiador, onde por algumas vezes não tínhamos nem um centavo em nossa carteira para comprar pão. A Palavra de Deus nos diz: “…fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção… “ (Malaquias 3: 10) Não tem sido fácil muitas vezes passar por esses momentos, mas Deus tem nos sustentado, e muitas vezes nos surpreendido, pois Ele tem levantado pessoas, que são tocadas pelo Espírito Santo, a ajudar-nos com algumas ofertas. 

Não temos palavras para expressar nossa gratidão, a Deus, primeiramente, por Sua constante fidelidade, e a você, irmão(a) querido(a), que tem sido usado(a) por Deus para nos abençoar! No princípio desse ano, durante nossas férias, nossa filha adoeceu, e tivemos muitos gastos com medicação e pediatra. Não tínhamos recursos para esses gastos, e Deus mais uma vez, através de uma irmã, supriu nossas necessidades. Outro momento, em Outubro, tínhamos que pagar o seguro do carro e também não tínhamos como fazê-lo, mas Deus supriu enviando uma oferta especial e foi exactamente o valor necessário para esta necessidade. 

Gostaríamos de encerrar nossa carta desafiando a todos a assumirem o compromisso de orarem diariamente por nós. A Palavra de Deus diz: “… A súplica de um justo pode muito na sua eficácia.” (Tiago 5:16). Nós cremos que as suas orações nos sustentam diariamente, por isso… NÃO DEIXE DE ORAR:

Pelo Ministério:
- Que Deus fale ao coração dos jovens através do discipulado que temos realizado;
- Que Deus nos capacite na formação da liderança do Ministério de Jovens;
- Pelo crescimento espiritual das pessoas que frequentam nossa igreja, para que as mesmas cresçam na comunhão, na evangelização e no compromisso com a Obra de Deus na Póvoa de Varzim;
- Que Deus quebre as barreiras espirituais em Portugal: idolatria e tradição religiosa dominante, e o
individualismo das pessoas;
- Pelo Congresso Missão Minho 2012, uma promoção de nossa igreja, para que Deus desperte a visão missionária em toda a igreja minhota.

Pela Família:
- Saúde: Que Deus conceda saúde as nossas filhas. Sarah faz tratamento com Pneumologista pois está sempre atacada da bronquite e passa o ano todo gripada, devido a baixa imunidade. Que Deus conceda saúde a Anna em seu primeiro ano de vida;
- Que Deus preserve coração e mente de nossa filha Sarah que está no Jardim de Infância, pois sabemos que desde pequenos nossos filhos já passam por desafios e ataques do inimigo. Que nós pais, possamos descansar no Senhor;
- Que Deus nos dê sabedoria e discernimento na educação de nossas filhas;
- Direcção e orientação quanto ao futuro de nosso ministério a partir de 2012;
- Nosso carro está estragado, e por falta de recurso financeiro, não podemos consertá-lo e por isso, não podemos usá-lo. Que Deus nos dê condições necessárias para poder resolver essa dificuldade;
- Sustento financeiro: Que Deus levante e chame servos do Senhor a assumirem o compromisso de nos apoiarem financeiramente.


Encerramos o nosso ano desejando a todos um Feliz Natal e um abençoado ano de 2012. Que o verdadeiro sentido do Natal esteja presente em nossos lares durante esse mês de festividades, e que no próximo ano, que está por vir, nossas vidas possam cumprir a Vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita! (Rm.12:2b). São os votos da Família Custódio.

“Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.” (Lamentações 3:21)
Braga, Dezembro de 2011

Mais Acessados

Curta no Facebook

Mande Uma Mensagem

Nome

E-mail *

Mensagem *

Altere o idioma

2009 - 2014 © ABPOA

Responsive Template byBloggertheme9

back to top